Edital

Visões Unidas 2018 - 1ª Edição


ERRATA

Por motivos de calendário e agenda escolar, fez-se necessário alterar o item "VII. Das Inscrições". Ao invés de as inscrições serem abertas no dia 29 de agosto, foram abertas no dia 28/5 e encerradas no dia 11/6.


I. Da Apresentação

O Visões Unidas é um projeto extracurricular multidisciplinar promovido e organizado pelo Instituto Bicho da Terra em parceria com o Colégio Visão com intuito de promover uma simulação de órgãos internacionais, nacionais e de reuniões históricas para os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e para os alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.


II. Da Equipe Organizadora e suas Competências

Conjuntamente ao Instituto Bicho da Terra, a equipe organizadora da primeira edição do Visões Unidas é composta por um Secretário Geral, um Secretário Administrativo e oito Diretores Acadêmicos. São atribuições do Secretário Geral cuidar das questões logísticas do evento, manter e buscar pelo contato com o Colégio Visão, participar da elaboração do orçamento do evento, acompanhar o andamento dos comitês e aprovar suas atividades, entre outros. São atribuições do Secretário Administrativo lidar com questões relacionadas ao orçamento do evento, buscar por patrocínios, cuidar das questões administrativas durante o evento, entre outros. São funções dos Diretores dos Comitês e elaboração do Guia de Estudos, a apresentação das regras procedimentais, apresentação do tema da conferência, ser o mediador do debate no dia do evento e atribuir junto aos professores a nota dos alunos. 


III. Da Data e Local

A primeira edição do Visões Unidas acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de 2018 no Colégio Visão (Setor Bueno, Goiânia, Goiás).


IV. Da Proposta Acadêmica

A Proposta Acadêmica do Visões Unidas visa incentivar um debate multidisciplinar para além da sala de aula. A Proposta da atividade envolve estimular outras habilidades nos alunos, tais como oratória, liderança, pesquisa acadêmica, negociação, etiqueta e outros.


V. Da Participação dos Discentes

O Visões Unidas 2018 foi arquitetado para receber 160 alunos como delegados em sua primeira edição. A conferência contará, a princípio, com três comitês de 40 alunos cada, com alunos da 1ª série à 3ª série do Ensino Médio. Contará também com um comitê de 40 alunos destinado a atender os participantes do 9º ano do Ensino Fundamental. 


VI. Da Participação dos Docentes

A participação e envolvimento do corpo docente antes e durante o evento é primordial. Os professores são os maiores responsáveis pela divulgação do projeto nas salas de aula e por amparar os alunos durante a conferência. Ademais, em conjunto com os Diretores dos comitês, os professores são responsáveis também por atribuir a maior parte da nota dos alunos. Aqui, vale ressaltar que faz parte da proposta pedagógica do evento prezar pela multidisciplinaridade. Dessa forma, quanto mais professores de disciplinas diferentes forem envolvidos no projeto, mais enriquecedor ele será.


VII. Das Inscrições

A primeira etapa de inscrições para o Visões Unidas será aberta no dia 29 de Agosto de 2018 durante a Palestra Informativa, sendo realizada presencialmente neste dia com os membros da equipe organizadora presentes. Serão abertas cinquenta vagas para cada série. Depois do dia 29 de Agosto, as inscrições poderão ser feitas online por meio da plataforma do Google. Os alunos terão que preencher um formulário com os seus dados pessoais, série e turma e listar as suas preferências de comitês.


VIII. Da Seleção

Os alunos serão admitidos até as vagas serem preenchidas. Caso o número de alunos interessados ultrapasse a quantidade de vagas disponibilizadas, será negociado a possibilidade de abrir mais comitês. Não havendo essa possibilidade, será realizado um sorteio para definir quais alunos serão admitidos.


IX. Da Premiação e Reconhecimento

Os Diretores dos comitês são incumbidos da tarefa de dar nota ao desempenho dos alunos. Os três melhores delegados de cada comitê vão receber Menções Honrosas durante a Cerimônia de Encerramento como reconhecimento pelo seu trabalho e participação. Aquele que for escolhido como o “Melhor Delegado” pelos Diretores ganhará um prêmio a ser definido com a Coordenação da escola. Desses delegados, aquele delegado que obtiver a maior Nota Geral (composta pela avaliação dos Diretores, avaliação dos Professores e Noite Cultural) ganhará uma inscrição para participar da Harvard Model United Nations (HMUN), a simulação das Nações Unidas da Universidade de Harvard, em Boston.


X. Do Cronograma

A proposta de cronograma para o Visões Unidas encontra-se no Anexo I.


XI. Das Atividades

Para além da simulação em si, tem-se como atividades internas a Palestra Informativa do evento; três treinamentos acadêmicos com os alunos antes do evento; a cerimônia de abertura do evento; a cerimônia de encerramento do evento e a Noite das Nações.

      

A Palestra Informativa consiste em apresentar a proposta do evento para os alunos e professores do Colégio Visão. A Palestra durará por volta de 50 minutos e contará com a apresentação do vídeo institucional, apresentação dos comitês elaborados para os alunos, uma dinâmica e um breve discurso sobre a importância da simulação das Nações Unidas na jornada acadêmica dos alunos.

        

Já os treinamentos são dados pelos Diretores de comitê. Cada diretor conduzirá seu próprio treinamento dentro do seu comitê, partindo da seguinte estrutura: o primeiro treinamento é destinado às regras procedimentais e da conferência, o segundo treinamento é destinado à explicação do tema que será discutido e o terceiro e último treinamento é voltado para a realização de uma “mini-simulação” para que os alunos coloquem em prática o que foi aprendido.

        

As Cerimônias de Abertura e de Encerramento são de extrema importância para o evento. A Cerimônia de Abertura abre oficialmente os trabalhos da conferência e reúne todos os alunos participantes bem como a coordenação do Colégio. Os professores, orientadores e diretores que acompanham o projeto são convidados a compor a mesa da Cerimônia de Abertura e a realizarem um breve discurso ao público do evento. Para essa cerimônia, convidamos um membro externo para proferir um discurso para os alunos e compor a mesa, sendo este um membro da própria Organização das Nações Unidas ou da União Europeia. A Cerimônia de Encerramento, por sua vez, é a Cerimônia mais aguardada pelos alunos pois é nela que os Diretores premiam os melhores delegados de cada comitê. Os melhores delegados recebem menções honrosas como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. A menção é assinada pelo Diretor do comitê, pelo Secretário Geral e pela Diretora do Colégio. Para além da menção honrosa, todos os alunos participantes recebem certificados de participação personalizados.

        

A Noite das Nações é um evento que compõe a nota dos alunos no projeto e é aberta para a comunidade, visto que o intuito dela é poder receber e envolver a família do aluno no projeto. Nela, os alunos são divididos em grupos de países e dispõem de uma estrutura semelhante a de um stand. Nesse espaço, os alunos colocam itens típicos da cultura dos países que estão representando na conferência, fazem degustação de pratos típicos do país, fazem cartazes com curiosidades sobre o seus países, entre outros. Além disso, também realizam apresentações de palco com teatro, música e danças da cultura típica de seus países. Os professores da disciplina de Artes ou Filosofia ficam responsáveis pela avaliação do desempenho dos alunos nessa atividade do evento, avaliando questões como organização, trabalho em grupo, criatividade e sustentabilidade.


XII. Da Divulgação

A divulgação é imprescindível para a realização do evento. Para tanto, a divulgação por meio de banners e folders na escola é uma das estratégias mais eficazes de divulgação do evento.


XIII. Das Considerações Finais

Reforça-se que quaisquer alterações no presente termo são cabíveis por meio de alterações formais em consenso entre as partes. Este Edital não tem caráter vinculativo, apenas informativo, não excluindo e comprometendo disposições contratuais que virão a ser feitas.